Mostrar mensagens com a etiqueta alunos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta alunos. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Os 40 Anos do 25 de Abril 1974

 O atropelo dos direitos humanos  


no Estado Novo


Na 2ª feira, dia 5 de maio, às 10:30H, no auditório da escola, teve lugar a apresentação de  trabalhos realizados pelas turmas 12ªA e 12º B.

A atividade consistiu na simulação de entrevistas a:
  • dois combatentes anti-regime - "entrevista em direto" a Miguel Torga e Maria Eugénia Varela;
  • um idoso revolucionário e combatento - "entrevista" via Skype. 
O público-alvo foi os alunos do 2.º Ciclo, os quais assistiram com entusiasmo.





segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O Museu desceu à Biblioteca



 De 13 a 19 de novembro, encontra-se na biblioteca, para experimentação, um conjunto de instrumentos do Museu da Ciência para os alunos poderem ver como funcionam os campos magnéticos.

A exposição já foi visitada por muitos discentes da nossa escola e teve ainda a presença dos alunos do 4º ano da EB1 Dr. Sousa Martins...

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Projeto Anos 70 - A DÉCADA DA MUDANÇA



Projeto Anos 70
A DÉCADA DA MUDANÇA






     Por ocasião do quadragésimo aniversário do 25 de Abril, a equipa de trabalho da Biblioteca propõe a realização do Projeto “Anos 70 - A DÉCADA DA MUDANÇA”.


     No âmbito deste projeto, pretendemos desenvolver atividades nas quais seja abordada a importância desta década no nosso país, bem como a nível mundial.



Vimos assim, convidar toda a comunidade escolar, não só a assistir, mas também participar no projeto.





Contamos convosco!


 

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Vamos ler divertindo-nos...

O Clube de  Leitura da Biblioreynaldo recriou A Princesa da Chuva para os/as alunos/as do 1.º ciclo durante a semana dedicada à comemoração do Dia Mundial do Teatro e na Maratona da Leitura, em que visitaram a Escola Dr. Sousa Martins.

Todos viajaram no tempo e sonharam com princesas encantadas.

Parabéns aos/às discentes que integram este Clube!



Exposição de Educação Visual

Exposição de desenhos criado

pelos alunos do 8º ano


Exposição, nas instalações da BiblioReynaldo - 2.ª quinzena de abril


Esta exposição foi realizada no âmbito da disciplina de EV, do 8º ano, em que a professora Isabel Susana, no início do 2º período, pediu aos alunos para fazerem um trabalho que consistia em copiar um quadro de um pintor famoso e pintá-lo de forma diferente, tentando misturar cores.

Parabéns a todos os participantes!





Encontro com o Escritor Rui Carreto


 A Biblioreynaldo e discentes do 7º,8º e CEF receberam o escritor
Rui Carreto a propósito da Livrolândia, a terra dos livros.

O autor falou sobre a sua obra que relata uma história passada em três ambientes: uma biblioteca, uma feira de livros e um alfarrabista, e  cujas personagens são obras de diferentes épocas e autores como " O Principezinho", " O Senhor dos Anéis", " Os três mosqueteiros" entre muitas outras.

Vale a pena ler e sonhar através deste livro!...

Vem requisitá-lo à Biblioteca!



quinta-feira, 16 de maio de 2013

Mulheres e Homens Notáveis do Renascimento


Mulheres e Homens 
Notáveis do Renascimento

No dia 08 de março, as turmas 8º B e 8º D, no âmbito da disciplina de História apresentaram a exposição «Mulheres e Homens Notáveis do Renascimento» às restantes turmas do 8º.

A exposição e respetiva apresentação integraram o Projeto Género e Cidadania.






sábado, 19 de maio de 2012

Workshop de Fotografia

No dia 21 de maio, segunda-feira, terá lugar no espaço multiusos da Biblioteca um workshop de fotografia dinamizado pelo professor e artista plástico, Orlando Franco.

O seu objetivo centra-se na divulgação de algumas técnicas de fotografia e de certas competências nelas subjacentes.

Terá como principal público-alvo os voluntários da Biblioteca, no entanto, não deixa de estar aberto à comunidade.

Onde estavas no 25 de abril? - Apontamento

A professora Cristina Domingos, do grupo de Geografia, apoiada pela colega Sandrina Espiridião, de Educação Visual, montou uma exposição intitulada 
Onde estavas no 25 de abril?

Para tal, reuniu fotos de pessoal docente e não docente captadas nesse ano que estiveram patentes no nosso espaço, durante a segunda quinzena do mês da "Revolução dos Cravos".



A atividade revelou-se muito interessante, pois toda a comunidade tentava adivinhar «quem era quem?».



Comemorando esta data e como complemento da exposição, a Biblioteca fez mais uma mostra do seu acervo, desta vez relacionado com a temática Estado Novo/25 de abril.


Venha Tomar Café com Pessoa... - apontamento

No âmbito da atividade «Carnaval com Livros» [17/02], a nossa Associação de Estudante, em parceria com a Biblioteca Escolar, dinamizou o "café literário" 
Venha Tomar Café com Pessoa...
                               
Foi, sem dúvida, um momento poético e tão sentido que levou à sua repetição aquando da visita da Prof.ª  Dr.ª Maria do Céu Estibeira, investigadora em Pessoa.

Brevemente serão disponibilizados para visionamento algumas declamações e momentos do Venha tomar café com Pessoa...

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Participação no concurso «Japão Passado e Presente» - Apontamento


O grupo de trabalho constituído pelos(as) alunos(as) Rita Menino, João Fonseca e Sara Ferro, do 6º A, coordenado pela professora Isabel Gomes, respondeu, com entusiasmo e empenho, ao concurso «Japão Passado e Presente».


Tal concurso foi implementado pela Rede de Bibliotecas Escolares e pela Embaixada do Japão, estando ainda a decorrer a avaliação dos trabalhos concorrentes, até ao final do presente mês (Maio).

 O produto final desse trabalho resultou na construção e colocação on-line do seguinte site: http://www.nihon.com.pt/ 

Visite-o! Vale a pena navegar até lá!


terça-feira, 15 de maio de 2012

Carnaval com Livros - apontamento

17 de fevereiro de 2012

O desfile...


Foi numa manhã solarenga, que aconteceu o nosso desfile de carnaval... 

Organizado por BE’s do Agrupamento e apoiados por docentes, alunos e encarregados de educação, esta atividade concentrou esforços de foliões entusiasmados pelas roupagens a rigor e por uma manhã que se apresentava diferente.


O percurso iniciou-se na Escola Secundária com 2º e 3º Ciclos Professor Reynaldo dos Santos e percorreu, com um sorriso aberto, as ruas principais do Bom Retiro, mobilizando os olhares interessados das gentes…


Retornando à escola, seguiram-se outras atividades…

O concurso...

Turmas desde o 1º até ao 9º ano desfilaram em palco as suas fantasias inspiradas em livros... A alegria e o entusiasmo reinaram.